- Detalhes
- Categoria: Habitação
- Acessos: 19119
O Bairro Dr. Francisco Sá Carneiro é composto por 485 habitações, sendo que destas, 137 foram, ate ao ano de 2013, alienadas. É caracterizado por ser um bairro calmo e composto em grande parte por pessoas idosas. Com 604 moradores, a residir em regime de renda apoiada, este bairro é o maior complexo habitacional social do concelho de Vila Real.
No bairro podemos encontrar cafés, mercearias, talhos e outros serviços, tal como o Projeto +Social, o Projeto Bairros da Bila e Associações de carácter recreativo, que dão vida ao bairro e melhoram a qualidade de vida de todos os que nele residem. Apresenta a maior taxa de rendimento, comparativamente com os restantes complexos habitacionais, fator que contribui para que tenha a média de rendimentos e de renda mais elevada.
Em 2023 e 2024 realizaram-se obras de reabilitação em 20 fogos devolutos, contemplando a instalação de isolamento térmico em paredes exteriores, substituição de revestimentos e pavimentos interiores, caixilharias, esquentadores e iluminação interior, por soluções mais eficientes. Em 2023 e 2024 realizaram-se também obras de reabilitação de 19 entradas de edifícios, contemplando a substituição de caleias, rufos, claraboias, chaminés de cobertura, entre outros.
- Detalhes
- Categoria: Habitação
- Acessos: 15979
O Bairro dos Ferreiros faz parte do Centro Histórico de Vila Real, destacando-se a existência de alguns serviços, entre eles uma Escola Básica do 1º Ciclo com Jardim de Infância, restaurantes, a Agência de Ecologia, entre outros. É um bairro carismático, localizado na margem direita do rio Corgo e no coração do Parque com o mesmo nome deste rio que atravessa a cidade de Vila Real.
Ao abrigo da intervenção de regeneração urbana levada a cabo pelo Município de Vila Real, as habitações reabilitadas e alvo de arrendamento a casais com uma idade média mínima de 20 anos e máxima de 40 anos, são 4, duas de tipologia T1, uma de tipologia T2 e outra de tipologia T3.
- Detalhes
- Categoria: Habitação
- Acessos: 20279
O bairro de S. Vicente de Paulo que conta com 84 moradores, foi construído ainda na década de “70” e fica situado na zona alta da Cidade de Vila Real. É um dos complexos habitacionais mais antigos, com cerca de 50 anos, caracterizado, por isso, por uma população mais envelhecida, na generalidade reformados e pensionistas. O bairro é constituído por 4 blocos habitacionais de 4 pisos, com 16 entradas, perfazendo um total de 167 fogos. Do total do parque habitacional originalmente público, restam apenas sob a nossa gestão 36 apartamentos de tipologias T3 e T4 e 4 habitações térreas.
As restantes foram alvo de um processo de alienação do direito de propriedade aberto a todos os moradores. Este processo ocorreu ate 2007 e resultou na alienação de 127 habitações.
- Detalhes
- Categoria: Habitação
- Acessos: 16814
O bairro da Laverqueira situa-se na zona periurbana da cidade de Vila Real e faz parte da Vila de Lordelo, perto da Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro. O bairro é constituído por 49 habitações unifamiliares, sendo que destas 20 são geridas em regime de renda apoiada, onde residem 43 moradores.
Foi construído em 1985 tendo como objetivo poder alojar famílias carenciadas e tem 2.14 hectares.
No âmbito do PEDU- Plano estratégico de Desenvolvimento Urbano efetivou-se, em 2021, a requalificação do espaço público do bairro da Laverqueira, cujo principal objetivo foi melhorar as condições de utilização do usufruto dos espaços comuns. Foram ainda intervencionadas as 20 habitações unifamiliares que fazem parte do bairro, cujo objetivo da intervenção foi proporcionar uma melhor qualidade de vida aos moradores, aumentando desta forma os níveis de conforto e modernidade do parque habitacional.
- Detalhes
- Categoria: Habitação
- Acessos: 18885
O complexo habitacional de Parada de Cunhos data do ano de 2001 e tem uma área de 1.66 hectares. É constituído por 19 blocos de habitação coletiva, agregados em cinco conjuntos de edifícios (três exclusivamente residenciais e dois com espaços para comércio e serviços).
Conta com 221 residentes e é constituído por 1801 habitações, 160 de arrendamento apoiado e 40 construídas para a venda a custos controlados. Foram, então, atribuídos 140 fogos, a famílias com fracos recursos económicos e a habitarem em casas sem as condições mínimas de habitabilidade. Famílias que, na sua maioria, eram provenientes das freguesias rurais do concelho de Vila Real. Paralelamente foram ainda vendidas 40 habitações, essencialmente destinadas a jovens do concelho que de outra forma não conseguiriam adquirir casa.
Em 2021, 2022 e 2023 realizaram-se obras de reabilitação energética no bairro, contemplando a instalação de isolamento térmico em coberturas e paredes exteriores, na substituição de caixilharias e esquentadores por soluções mais eficientes, substituição de iluminação interior, entre outros.