O complexo habitacional de Parada de Cunhos data do ano de 2001 e tem uma área de 1.66 hectares. É constituído por 19 blocos de habitação coletiva, agregados em cinco conjuntos de edifícios (três exclusivamente residenciais e dois com espaços para comércio e serviços).
Conta com 221 residentes e é constituído por 1801 habitações, 160 de arrendamento apoiado e 40 construídas para a venda a custos controlados. Foram, então, atribuídos 140 fogos, a famílias com fracos recursos económicos e a habitarem em casas sem as condições mínimas de habitabilidade. Famílias que, na sua maioria, eram provenientes das freguesias rurais do concelho de Vila Real. Paralelamente foram ainda vendidas 40 habitações, essencialmente destinadas a jovens do concelho que de outra forma não conseguiriam adquirir casa.
Em 2021, 2022 e 2023 realizaram-se obras de reabilitação energética no bairro, contemplando a instalação de isolamento térmico em coberturas e paredes exteriores, na substituição de caixilharias e esquentadores por soluções mais eficientes, substituição de iluminação interior, entre outros.